HISTÓRIA


O Beach Soccer no Mundo

     A Beach Soccer World Wide é, juntamente com a FIFA, o maior organismo internacional de futebol de praia. Fundada em 1992, quando criou um conjunto de regras elementares para o primeiro torneio de futebol de praia, um campeonato piloto, disputado em Los Angeles, no mesmo ano.

     Desde 1994, a modalidade foi se desenvolvendo pelo mundo, sendo difundido pelos quatro cantos do planeta. Na Europa, a partir de 1996, foi criada a Euroliga que hoje conta com a participação de 19 países. No verão, dezenas de milhares de atletas participam de competições amadoras organizadas em países como os EUA, Espanha, Itália e até Alemanha e Suíça.

     Nos anos seguintes, esta associação deu continuidade ao trabalho realizado, organizando toda uma série de torneios internacionais. Em 1995, organizou o primeiro Campeonato do Mundo. Mais tarde, fundaria a Pró Beach Soccer Tour, em 1996, e, em 1998, estreariam as competições européias: a Liga Européia de Futebol de Praia e a Taça da Europa de Futebol de Praia. Para, além disso, a Beach Soccer World Wide organizou sempre muitos outros eventos, como o Mundialito de Futebol de Praia e/ou a Copa Latina.

     No início de 2005 o Beach Soccer foi reconhecido pela FIFA, que realizou no Rio de Janeiro no mês de maio, a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, a França conquistou o título desse primeiro mundial, ficando Portugal com a medalha de prata e o Brasil com o bronze.

     Na reunião do Comitê Executivo da FIFA, na Alemanha, durante a Copa das Confederações, a entidade confirmou a realização das próximas edições do campeonato novamente no Brasil, tendo o Brasil conquistado todos os títulos. A partir de 2008 a FIFA decidiu que a Copa do Mundo seria itinerante.

O Beach Soccer no Brasil

     Em 1998, a fim de se adequar à legislação brasileira (Lei Pelé), três Federações Estaduais fundaram a Confederação Brasileira de Beach Soccer, que hoje conta com 16 Federações Estaduais filiadas. Essas Federações organizam competições regionais, sendo as competições interestaduais, nacionais e internacionais realizadas no território nacional de responsabilidade da CBBS.

     Atualmente no Brasil existem cerca de 10 mil atletas praticantes. Foi criado o Campeonato Brasileiro entre seleções estaduais, que conta com etapas seletivas classificatórias divididas por regiões. Atualmente a CBBS desenvolve em parceria com as federações estaduais diversas competições de nível nacional.

O Beach Soccer no Paraná

     Em 1997 a Confederação Brasileira de Beach Soccer, convidou uma Equipe de Curitiba para participar do 1º Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia, realizado na cidade de São Paulo. Esta equipe terminou na 6ª colocação.

     No dia 15 de Abril de 1999 é fundada a FEBESPA, Federação de Beach Soccer do Estado do Paraná e, de lá para cá, um grande número de equipes vem participando das competições organizadas por esta Federação.

     A equipe do Paraná já participou de 06 campeonatos Brasileiros, diversos torneios nacionais, seletivas para Brasileiros e atualmente vem desenvolvendo as suas competições em uma quadra oficial localizada anexo ao Terminal do Carmo.






Copyright© 2008-
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRT/-3.0/no DST' instead in /home/futebold/public_html/inc/inc_down.php on line 3
2014 Federação de Beach Soccer do Paraná. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MBW Soluções - www.mbwsolucoes.com.br